História do Município de Pedra Bonita/MG

O município de Pedra Bonita foi criado pela lei nº 12.030 de 21 de dezembro de 1995. Fica localizado na zona da mata do Estado de Minas Gerais tendo como confrontantes os municípios de Abre Campo, Matipó, Santa Margarida, Orizânia, Fervedouro, Araponga e Sericita.

Antes era um lugar de mata virgem, com a chegada de um senhor cujo nome era Major José Luiz da Silva Viana, juntamente com sua família e seus escravos, conseguiu formar uma grande fazenda, a qual deu o nome de São José, mais tarde já existia um pequeno povoado ao qual deu o nome de São José dos Quatis, por haver na mata muitos quatis. Posteriormente, elevada a categoria de distrito, o nome do povoado passou a ser Pedra Bonita, simbolizando uma pedra rara, de 1437 m a nível do mar, destacada pela altura entre outras da região.

Pedra Bonita passou a categoria de distrito a mais de 100 anos, pertencendo ao Município de Ponte Nova antiga comarca de Rio Turvo, em 27 de julho de 1889 passou a pertencer a Abre Campo. Em 03 de outubro de 1995 aconteceu a eleição de emancipação.

Situação demogáfica

Pedra Bonita conta com uma área de 196 km quadrados e atualmente com uma população de 6521 habitantes. e sua densidade demográfica é de 29,72 hab/km e uma taxa de urbanização de 20%.

Dados socioeconomicos

A economia do município gira em torno da agropecuária. A cultura de café é a principal fonte de emprego e renda da população. As culturas de ciclos curtos , como arroz, milho e feijão são praticadas apenas para o consumo próprio. A atividade pecuária do município responde apenas por uma pequena parte dos negócios e movimenta poucas fazendas, gerando um número reduzido de empregos. A única atividade industrial do município é a de beneficiamento de café. Os produtores da região recebem assistência técnica da Emater e do sindicato dos trabalhadores Rurais. O comércio tenta atender as necessidades da população, onde os produtos alimentícios , bebidas e fumo apresentam a maior participação no ramo.

Adoção do nome: 1923 (lei 843 de 07/09/1923)

Criação do distrito: 1869 (lei 1.627 de 06/11/1869)

Emancipação do município: 1995 (lei 12030 de 21/12/1995)

Denominações anteriores: São José da Pedra Bonita

Adjetivo pátrio: pedra-bonitense

Município de origem: Abre Campo