Brasão da Prefeitura Municipal
Qua, 12 de Janeiro de 2011 13:19

 

Escudo português clássico que lembra a origem da colonização do Brasil contornado em ouro. O escudo é dividido formando dois campos:

 

Parte Superior

A parte superior (azul) é a representação da pedra que deu origem ao nome do Município. A parte superior em fundo prata possui três asas deltas: em ouro, em azul e a outra em vemelho, simboliza a liberdade e as belezas naturais do Município.

 

Parte Inferior

Na parte inferior em fundo verde representa as matas, a faixa em prata representa as belíssimas cachoeiras e as três faixas em horizontal representa os rios do Município.

 

Abaixo do escudo um listel em prata com a legenda em preto com Pedra Bonita ao centro e nas extremidades as datas 1873 e 1995, representam as datas da criação do distrito e de sua elevação à categoria de Município.

O escudo está ornamentado com hastes de cafeeiro, que representam a base da economia do Municipio. A Coroa com cinco torres visíveis e quatro ameias lhe dá a dignidade de Cidade.

 

 

Brasão de Minas Gerais

 

O brasão do Estado apresenta os ramos de café e as picaretas que aparecem nas armas de Minas Gerais representam as nossas riquezas: a mineração e a agricultura.

 

O Hino de Minas Gerais, trata-se, na verdade, da canção napolitana Viene sul Mare, que deve Ter chegado ao Brasil no meio das companhias líricas e teatrais da Itália que por aqui estiveram no século XIX e inicio do XX.

Coube ao compositor Eduardo das Neves aproveitar a melodia para colocar versos de saudação ao encouraçado Minas Gerais mandado construir pelo Brasil na Inglaterra e considerado, na época, um dos mais poderosos navios de guerra do mundo. Os versos começavam assim "Louros triunfais o século nos traz, vamos saudar o gigante do mar, o Minas Gerais..." A canção foi gravada pelo próprio Eduardo das Neves em disco nº 108.674, entre 1909 e 1912, na Casa Edison, do Rio de Janeiro. Entre as muitas, todas de autores desconhecidos, esta é uma das mais cantadas.

 

Curiosamente, apesar do empenho até do governo do Estado, em algumas ocasiões, através de concursos, não se escolheu, até hoje, um hino oficial para Minas.

O "Minas Gerais" continua exercendo oficiosamente, este papel.

Copyright © 2005 - Todos os Direitos Reservados - www.pedrabonita.mg.gov.br
Rua. Leopoldino de Almeida, 290 - Centro - Pedra Bonita-MG - CEP 35.364-000 - Telefone (31) 3872-9103/3872-9104